Regras para Cadastro em Financiamento Estudantil: Veja quem tem direito!

Para os interessados em saber as regras para inscrição FIES 2024, confira este artigo. Ao longo do texto é possível saber quais são as regras para cadastro FIES 2024. Além disso, o usuário pode ficar sabendo quem pode conseguir este benefício.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do Ministério da Educação e permite que o estudante faça o financiamento dos seus estudos.

Através do programa o usuário tem a possibilidade de fazer o financiamento da graduação na educação superior para alunos com cursos superiores de instituições privadas.

O pagamento pode ser feito depois da conclusão do curso. O financiamento pode ser solicitado pelo SisFies 2024 e nos cursos que apresentam avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Desde 2010 o FIES funciona com taxa de juros do financiamento de 3,4% a.a., e o período de carência é de 18 meses. O período de amortização é 3 (três) vezes o período de duração regular do curso + 12 meses.

No FIES o financiamento pode ser feito em 100%, e todas as inscrições podem ser realizadas em qualquer período do ano. Atualmente o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o Agente Operador do Programa para contratos.

Cursos financiados

O financiamento é concebido, para:

Alunos com conceito acima ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O curso precisa ser ofertado pela intuição que participa do FIES;

Nos cursos presenciais é necessária média igual ou acima de três no sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), pelas instituições do programa.

Os cursos que não apresentam avaliação no SINAES, são validados, caso estejam autorizados para funcionamento.

Veja quem tem direito!

Para estudantes pré-selecionados no processo seletivo do FIES;

São válidos os cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), desde que participem do programa, dentro das normas do FIES.

Os critérios para o FIES 2024 são:

  • Não deve ter menos de 450 pontos no ENEM e muito menos zerar na redação;
  • Alunos que participaram da prova desde 2010, podem usar como seleção.
  • É necessário matrícula em nível superior;
  • Enquadrar nos requisitos do edital do curso;
  • Ter uma educação básica com conclusão;
  • Apresentar renda abaixo de três salários.

Related posts