Educação 

Como fazer a inscrição SISU?

Muitos estudantes não sabem o que é o SISU 2022, e por isso acabam deixando grandes oportunidades passarem. Também é importante lembrar que saber o que é o SISU 2022, auxilia no entendimento sobre o processo de seleção e distribuição de vagas disponíveis.

O que é o SISU 2022?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, é um programa do governo federal. E funciona como um sistema seletivo aos candidatos que realizaram o ENEM.

Todos aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e desejam uma vaga nas universidades públicas devem participar do SISU 2022.

Já que este é um dos principais programas do governo federal que oferece bolsas de estudos em instituições gratuitas.

A seleção acontece todos os anos, sempre no início de cada semestre. E permite que os candidatos escolhem até duas opções de cursos e instituições, por ordem de preferência.

Os selecionados deverão comparecer até a instituição escolhida para a realização da matrícula.

Todos os processos anteriores são feitos de forma online, desde a inscrição até a consulta de resultados. Por isso a importância de ter um bom acesso a internet.

Notas de corte SISU 2022

Por meio das notas de corte SISU 2022 que os candidatos são selecionados. Elas estão totalmente ligadas ao o que é o SISU 2022, já que funcionam como um filtro para definir quem serão os convocados.

A nota de corte é determinada com base no número de vagas do curso para a instituição escolhida, e o número de inscritos nesse curso. Automaticamente quanto mais inscritos, a disputa é mais acirrada e a nota de corte aumenta.

O corte representa uma pontuação mínima a ser conquistada para estar entre os possíveis aprovados. Cursos mais disputados como medicina, possuem notas de corte altas de aproximadamente 800-900 pontos, dependendo da universidade.

No momento da inscrição o candidato indica se pretende disputar as vagas em ampla concorrência ou política de cotas. O sistema de cotas prioriza em até 50% a distribuição de vagas para: estudantes da rede pública, negros, pardos e índios.

Tornando a disputa por ampla concorrência ainda mais acirrada, e as notas de corte maiores. Quem não for convocado na primeira chamada pode se inscrever na lista de espera e aguardar a seleção nas vagas remanescentes.

Calendário SISU 2022

Todos os períodos das etapas do SISU precisam ser seguidos corretamente. Para se organizar, o MEC divulga o calendário SISU 2022 com antecedência.

O cronograma pode ser consultado na Página do participante Sisu e indica as etapas:

  • 22/01 a 25/01: período de inscrição;
  • 28/01: resultado da chamada regular;
  • 28/01 a 04/02: período de inscrição na lista de espera;
  • 30/01 a 04/02: matrícula dos convocados na primeira chamada;
  • 07/02: convocação dos candidatos selecionados na lista de espera.

É importante ressaltar que apenas a matrícula não é feita de forma virtual, mas presencialmente na instituição. E para a convocação dos aprovados na lista de espera a própria universidade cuidará da divulgação dos nomes selecionados.

Inscrição SISU 2022

A inscrição SISU 2022 é totalmente gratuita, e exige apenas que o candidato insira o login e senha que foram criados durante o cadastro para o ENEM.

Como foi dito anteriormente, será necessário escolher duas opções de cursos. Acompanhe o passo a passo:

  • Entre no site do SISU e escolha a opção que indica ‘Fazer inscrição’;
  • Insira o login e senha;
  • E preencha as informações seguintes com base nas suas opções de curso e instituição.

Related posts