Como estudar para ter um bom desempenho no Encceja

Quem vai fazer as provas do Encceja e não sabe muito bem como estudar encontra no simulado Encceja uma ótima alternativa. Fazer o simulado Encceja 2023 permite que você estude todas as matérias necessárias para a realização da prova oficial!

Simulado Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou Encceja foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de emitir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio a todos que não conseguiram se formar no tempo regular de ensino.

O ENEM não emite mais o certificado de conclusão do Ensino Médio, então, todos que precisam dessa certificação terão que fazer tão sonhada prova do Encceja 2023.

As questões do Encceja são muito semelhantes às questões aplicadas nas provas do ENEM. Os candidatos não precisam ter medo de fazer essas provas, pois todo o conteúdo já foi visto em sala de aula.

Quem pode fazer o simulado Encceja?

O simulado Encceja para este ano encontra-se disponível na internet para qualquer pessoa que queira fazer, mas ele terá serventia de verdade apenas para os candidatos que vão fazer as provas oficiais.

Essas provas do simulado funcionam como um preparo para as provas oficiais.

Para fazer essas provas oficiais, os candidatos então precisam atender os requisitos obrigatórios. Conheça quais são eles:

  • Candidatos que queiram a certificação no Ensino Fundamental devem ter no mínimo 15 anos completos até a data da realização no exame;
  • Candidatos que queiram a certificação no Ensino Médio devem ter no mínimo 18 anos completos até a data da realização do exame;
  • Possuir RG e CPF devidamente emitido pela Receita Federal.

Veja ainda o passo a passo de Como fazer a inscrição SISU?

Provas Ensino Fundamental

Os candidatos que tenham interesse em fazer o simulado Encceja para o Ensino Fundamental encontrarão nas questões todo o conteúdo referente a esse período. Conheça as matérias utilizadas para essas questões:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física.

Provas Ensino Médio

Assim como as provas referentes ao Ensino Fundamental, as provas do Ensino Médio também contêm todas as matérias referentes a esse período de ensino.

Confira quais são:

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Questões online do simulado Encceja

A internet é uma grande aliada dos estudantes. Através dela é possível encontrar algumas opções de sites que oferecem o simulado da prova, juntamente com o material de estudos do Encceja.

As questões aplicadas nesses simulados são bem semelhantes às questões oficiais. Abaixo, você pode conferir dois sites que oferecem simulados para estudo. Veja:

Eu no Encceja

Nesse site é possível fazer os simulados pagando uma mensalidade de R$ 60,00. Esse valor te dá o direito de utilizar o site por até 60 dias.

Blog do ENEM

Os estudantes poderão fazer todos os simulados de maneira gratuita e ainda obter o gabarito imediatamente após fazer as provas.

Related posts