DETRAN de Minas Gerais divulga informações sobre impostos

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado de Minas Gerais é o tributo devido anualmente aos contribuintes, independente da categoria de seus veículos.

O imposto tem a responsabilidade de arrecadação da Secretaria de Estado de Finanças – SEFIN MG e também do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN MG.

A SEFIN e o DETRAN que definem e divulgam anualmente as regras referentes ao imposto aos contribuintes para que estes possam efetuar o pagamento conforme for estabelecido.

Se você possui um veículo automotor também deve realizar o pagamento do Licenciamento 2024 Minas Gerais, o qual é obrigatório, assim como o IPVA e o DPVAT. Esse imposto deve ser pago todo início de ano, caso contrário, você terá problemas com o DETRAN.

O valor do IPVA Minas Gerais 2024 é calculado de acordo com o valor venal do veículo. Sobre este valor venal, que é o valor médio praticado no mercado, são aplicadas as alíquotas correspondentes, que variam de 1% a 3%, conforme o tipo de veículo.

As alíquotas do imposto em Minas Gerais são de:

  • 3% para Automóveis, camionete e camioneta e utilitário.
  • 1% para Ônibus, micro-ônibus, caminhões/locadoras.
  • 2% para Motocicleta, motoneta, ciclomotores e triciclos.
  • 3% para Aeronaves, embarcações e outros modelos.

Segundo a SEFIN, o tributo incide sobre 735 mil veículos e a secretaria espera arrecadar aproximadamente R$ 238 milhões.

Leia também sobre o Licenciamento 2024.

Pagamento e Descontos:

O IPVA poderá ser pago em até três parcelas, sem desconto, com vencimento em meses consecutivos e parcelas de valores iguais.

Quem pagar à vista no vencimento da primeira parcela garante 10% de desconto. Já quem antecipar o pagamento na segunda parcela tem desconto de 5%.

O tributo tem a data de vencimento estipulada de acordo com o final da placa do veículo.

As placas com final 1, 2 e 3 têm vencimento a partir de janeiro, final 4 a partir de fevereiro, final 5 a partir de março e assim sucessivamente.

A multa para quem atrasar o pagamento do imposto é de 1% ao mês e multa diária de 0,33% (limitada a 20). Lembrando que pode ocorrer até a apreensão do veículo com documento irregular.

Consulta e 2 Via DETRAN IPVA

Os contribuintes poderão efetuar consultas do IPVA Minas Gerais 2024 e buscar por demais informações através do e também junto da SEFIN.

Em caso de dúvidas, a SEFIN recomenda que o contribuinte procure a Agência de Rendas de sua localidade ou ligue para o telefone (69) 3211-6100.

Related posts