dia a dia 

Como saber se você está na malha fina?

A malha fina é o pesadelo de muitos contribuintes. Após enviar a declaração de Imposto de Renda, ninguém quer descobrir que está na mira da Receita Federal. Mas como saber se você está na malha fina? Neste artigo, vamos explorar algumas maneiras de identificar se sua declaração está com problemas e como lidar com essa situação.

1. Verifique o status da sua declaração

A primeira coisa a fazer é verificar o status da sua declaração de Imposto de Renda. A Receita Federal disponibiliza uma ferramenta online, o IRPF 2024, onde é possível consultar a situação da declaração. Basta inserir seu CPF e o ano da declaração para obter as informações necessárias.

2. Confira os dados informados

Muitas vezes, a malha fina ocorre devido a erros ou omissões na declaração. Por isso, é importante conferir todos os dados informados, como rendimentos, despesas, bens e dívidas. Qualquer divergência pode levar sua declaração para a malha fina. Se encontrou algum erro, é possível retificar a declaração e corrigir as informações.

3. Verifique se você foi selecionado para a malha fina

Além de conferir o status da declaração, é importante verificar se você foi selecionado para a malha fina. A Receita Federal realiza cruzamento de dados e, caso haja alguma inconsistência, pode selecionar a declaração para uma análise mais aprofundada. Para isso, é necessário acessar o programa IRPF 2024 e consultar a situação da declaração.

4. Fique atento aos prazos

Caso você esteja na malha fina, é importante ficar atento aos prazos estabelecidos pela Receita Federal para regularizar a situação. Geralmente, você terá um prazo para apresentar os documentos e informações solicitadas. Não deixe para a última hora, pois a falta de resposta pode resultar em multas e penalidades.

5. Reúna os documentos solicitados

Se você foi selecionado para a malha fina, a Receita Federal pode solicitar documentos e informações adicionais para comprovar as informações declaradas. É importante reunir todos os documentos solicitados e enviá-los dentro do prazo estabelecido. Mantenha uma cópia de tudo o que for enviado, para sua própria segurança.

6. Acompanhe o andamento do processo

Após enviar os documentos solicitados, acompanhe o andamento do processo. A Receita Federal disponibiliza um sistema online onde é possível verificar se os documentos foram recebidos e se a análise está em andamento. Fique atento para qualquer solicitação adicional e envie as informações solicitadas o mais rápido possível.

7. Consulte um profissional especializado

Se você está enfrentando problemas com a malha fina e não sabe como proceder, é recomendável consultar um profissional especializado em Imposto de Renda. Um contador ou um advogado tributarista poderão orientá-lo e auxiliá-lo durante todo o processo de regularização da sua declaração.

Conclusão

Estar na malha fina pode ser uma situação estressante, mas é importante manter a calma e agir de forma adequada para resolver o problema. Verifique o status da sua declaração, confira os dados informados, verifique se foi selecionado para a malha fina, fique atento aos prazos, reúna os documentos solicitados, acompanhe o andamento do processo e, se necessário, consulte um profissional especializado. Seguindo essas dicas, você poderá resolver a situação e evitar problemas futuros com a Receita Federal.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas sobre como saber se você está na malha fina. Se tiver mais alguma pergunta ou precisar de ajuda adicional, não hesite em entrar em contato. Estamos aqui para ajudá-lo em todas as questões relacionadas à sua carreira e finanças.

Read More

DETRAN de Minas Gerais divulga informações sobre impostos

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado de Minas Gerais é o tributo devido anualmente aos contribuintes, independente da categoria de seus veículos.

O imposto tem a responsabilidade de arrecadação da Secretaria de Estado de Finanças – SEFIN MG e também do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN MG.

A SEFIN e o DETRAN que definem e divulgam anualmente as regras referentes ao imposto aos contribuintes para que estes possam efetuar o pagamento conforme for estabelecido.

Se você possui um veículo automotor também deve realizar o pagamento do Licenciamento 2024 Minas Gerais, o qual é obrigatório, assim como o IPVA e o DPVAT. Esse imposto deve ser pago todo início de ano, caso contrário, você terá problemas com o DETRAN.

O valor do IPVA Minas Gerais 2024 é calculado de acordo com o valor venal do veículo. Sobre este valor venal, que é o valor médio praticado no mercado, são aplicadas as alíquotas correspondentes, que variam de 1% a 3%, conforme o tipo de veículo.

As alíquotas do imposto em Minas Gerais são de:

  • 3% para Automóveis, camionete e camioneta e utilitário.
  • 1% para Ônibus, micro-ônibus, caminhões/locadoras.
  • 2% para Motocicleta, motoneta, ciclomotores e triciclos.
  • 3% para Aeronaves, embarcações e outros modelos.

Segundo a SEFIN, o tributo incide sobre 735 mil veículos e a secretaria espera arrecadar aproximadamente R$ 238 milhões.

Leia também sobre o Licenciamento 2024.

Pagamento e Descontos:

O IPVA poderá ser pago em até três parcelas, sem desconto, com vencimento em meses consecutivos e parcelas de valores iguais.

Quem pagar à vista no vencimento da primeira parcela garante 10% de desconto. Já quem antecipar o pagamento na segunda parcela tem desconto de 5%.

O tributo tem a data de vencimento estipulada de acordo com o final da placa do veículo.

As placas com final 1, 2 e 3 têm vencimento a partir de janeiro, final 4 a partir de fevereiro, final 5 a partir de março e assim sucessivamente.

A multa para quem atrasar o pagamento do imposto é de 1% ao mês e multa diária de 0,33% (limitada a 20). Lembrando que pode ocorrer até a apreensão do veículo com documento irregular.

Consulta e 2 Via DETRAN IPVA

Os contribuintes poderão efetuar consultas do IPVA Minas Gerais 2024 e buscar por demais informações através do e também junto da SEFIN.

Em caso de dúvidas, a SEFIN recomenda que o contribuinte procure a Agência de Rendas de sua localidade ou ligue para o telefone (69) 3211-6100.

Read More

Regras para Cadastro em Financiamento Estudantil: Veja quem tem direito!

Para os interessados em saber as regras para inscrição FIES 2024, confira este artigo. Ao longo do texto é possível saber quais são as regras para cadastro FIES 2024. Além disso, o usuário pode ficar sabendo quem pode conseguir este benefício.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do Ministério da Educação e permite que o estudante faça o financiamento dos seus estudos.

Através do programa o usuário tem a possibilidade de fazer o financiamento da graduação na educação superior para alunos com cursos superiores de instituições privadas.

O pagamento pode ser feito depois da conclusão do curso. O financiamento pode ser solicitado pelo SisFies 2024 e nos cursos que apresentam avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Desde 2010 o FIES funciona com taxa de juros do financiamento de 3,4% a.a., e o período de carência é de 18 meses. O período de amortização é 3 (três) vezes o período de duração regular do curso + 12 meses.

No FIES o financiamento pode ser feito em 100%, e todas as inscrições podem ser realizadas em qualquer período do ano. Atualmente o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o Agente Operador do Programa para contratos.

Cursos financiados

O financiamento é concebido, para:

Alunos com conceito acima ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O curso precisa ser ofertado pela intuição que participa do FIES;

Nos cursos presenciais é necessária média igual ou acima de três no sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), pelas instituições do programa.

Os cursos que não apresentam avaliação no SINAES, são validados, caso estejam autorizados para funcionamento.

Veja quem tem direito!

Para estudantes pré-selecionados no processo seletivo do FIES;

São válidos os cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), desde que participem do programa, dentro das normas do FIES.

Os critérios para o FIES 2024 são:

  • Não deve ter menos de 450 pontos no ENEM e muito menos zerar na redação;
  • Alunos que participaram da prova desde 2010, podem usar como seleção.
  • É necessário matrícula em nível superior;
  • Enquadrar nos requisitos do edital do curso;
  • Ter uma educação básica com conclusão;
  • Apresentar renda abaixo de três salários.
Read More

Dicas para atingir uma boa classificação no vestibular

Para quem prestou o ENEM 2024, agora você pode comparar seu desempenho com os melhores e piores. Confira quais foram as notas divulgadas pelo INEP. Se você ficou ansioso para saber a nota do Enem e depois ficou triste com o resultado, fique sabendo que provavelmente alguém foi pior que você!

Por outro lado, sempre se pode melhorar o esforço, espelhando-se em alguém melhor que você.

Notas mínimas

  • Ciências Humanas: 229,5
  • Ciências da Natureza: 311,5
  • Linguagens: 261,3
  • Matemática: 322,4
  • Redação: 0

PS: quem zerou na redação Enem, pode esquecer entrar na faculdade neste ano, pois o SISU e o ProUni não aceitam tal desempenho

Notas máximas

  • Ciências Humanas: 888,7
  • Ciências da Natureza: 901,3
  • Linguagens: 813,3
  • Matemática: 971,5
  • Redação: 1000

A Redação não usa o cálculo TRI, também conhecido como “cálculo do chute”, mas cinco critérios os quais variam de zero a 200 cada um.

Read More

5 Dicas para zerar suas dívidas

Aproximadamente 64 milhões de brasileiros estão inadimplentes, segundo o registro do SPC. Este número indica muito além de devedores, mas pessoas que não souberam controlar suas dívidas e perderam o seu nome “na praça”. Embora o índice de inadimplentes aumente mês a mês, muitos brasileiros estão buscando ajuda para zerar suas dívidas e se livrar dessa grande dor de cabeça.

Como organizar sua vida financeira

O grande desafio para não entrar na lista de devedores é saber organizar as suas dívidas e finanças. Para os autônomos que não têm uma salário mensal com valor fixo, estabelecer quanto poderá gastar e quanto deve reservar para o pagamento das contas, é um pouco mais complicado.

Ainda assim, todos têm uma ideia aproximada de quanto ganharão em salário bruto. Deste valor é preciso reservar boa parte para o pagamento de contas pré estabelecidas, quer dizer: água, luz, telefone, internet, TV a cabo, aluguel, financiamento do veículo, plano de saúde, cartão de crédito, cursos e etc.

Depois disso, o valor que restar pode ser usado para eventuais passeios, compras, lazer e diversão. Vale lembrar que se o seu limite do cartão de crédito é R$500, se esforce para gastar no máximo R$300. Deixando um limite livre para eventuais imprevistos. No caso de parcelamento, cuidado com os juros.

Entrei em dívidas, como negociar?

Caso já tenha recebido ligações e cartas notificando a sua inadimplência, o ideal é procurar solucionar esse problema com rapidez. Porque quanto mais tempo você fica devendo em uma empresa, maior ficará a sua dívida por conta dos juros e multas.

Negocie diretamente com a empresa que está devendo, questione sobre um parcelamento da dívida em parcelas pequenas. Ou, qual as facilidades para um pagamento à vista, em alguns casos são eliminados os juros quando a dívida é totalmente quitada.

Mostre para a organização quais são as suas condições e se atente as opções que eles passarão. Existem feirões e eventos especializados em negociação, esta também pode ser uma Boa opção.

Qual dinheiro uso para quitar minhas dívidas?

Em momentos de crise muitas pessoas acreditam que a melhor solução é tentar um empréstimo, acontece que isso acarreta em mais dívidas.

Uma solução bacana é usar um dinheiro que você já tem, como o décimo terceiro salário. Ou melhor, o PIS 2024 que é seu por direito e pode vir em boa hora. Acompanhe o calendário PIS 2024 e relacione a data de pagamento das dívidas com o recebimento deste dinheiro.

Organização e disciplina são primordiais para que as dívidas sejam zeradas.

Read More
Educação 

Saiba tudo sobre o jovem aprendiz Americanas

Para quem está procurando o primeiro emprego, ser um Jovem Aprendiz Americanas 2023 pode ser a oportunidade perfeita. Isso porque a empresa, que é considerada uma das mais importantes do ramo varejista no país, contrata anualmente centenas de jovens para atuarem como aprendizes. Uma vez contratado, o aprendiz exercerá funções em cargos administrativos e aprenderá na prática como funciona o mercado de trabalho.

O aprendiz conta com uma remuneração salarial e ajudas de custo, como vale-alimentação e vale-transporte, para que a sua qualidade de vida aumente e que, assim, possa contribuir para melhorar a vida de sua família também.

No conteúdo a seguir daremos dicas sobre como se inscrever no programa, além de mostrar os benefícios e requisitos para ser um jovem aprendiz. Confira!

Como funciona o Jovem Aprendiz Lojas Americanas

O programa Jovem Aprendiz é baseado na Lei da Aprendizagem, que garante que empresas de médio a grande porte contratem jovens para atuarem como aprendizes.

O contrato deverá ser de 02 anos, não podendo ser estendido. Além disso, o aprendiz contará com uma remuneração salarial, benefícios e um curso de capacitação profissional em uma escola de ensino profissionalizante parceiras das Lojas Americanas.

O recém-contratado aprendiz poderá exercer função administrativa ou como assistente de vendas, em uma jornada de trabalho que varia de 4 a 6 horas diárias, sempre respeitando o horário escolar. O colaborador aprendiz receberá todos os benefícios previstos pela CLT.

Benefícios Menor Aprendiz Lojas Americanas

Um dos principais benefícios sentidos logo de cara pelo Jovem aprendiz 2023 é a possibilidade de integrar uma das maiores empresas do Brasil.

Isso reflete na maneira como os colaboradores são tratados e no ambiente que é criado para o desenvolvimento do aprendiz.

Os aprendizes contratados para exercer a função recebem, além de um salário, benefícios garantidos por lei. E entre os benefícios recebidos pelo adolescente, podemos citar:

Salário no valor de um salário-mínimo nacional;
Participação no 13º salário;
Vale-refeição;
Vale-transporte sem desconto no salário;
Seguro de vida em grupo;
Assistência odontológica;
Seguro de vida;
ssistência médica;
Curso de capacitação profissional;
Férias.

Requisitos para participar do Jovem Aprendiz Lojas Americanas

Para pode realizar a sua participação no programa, no entanto, o interessado deverá atender os requisitos estipulados tanto pela Lei do Aprendiz quanto pela própria empresa contratante.

No geral, as vagas são destinadas a jovens que vivem em vulnerabilidade social. Dessa forma, quem estudou em escola pública e possuir uma renda mensal per capita menor do que um salário-mínimo terão preferência no processo seletivo.

Os principais requisitos para quem deseja integrar o programa são:

Possuir faixa etária de 14 a 24 anos;
Estar cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, ou já ter concluído;
Não ter atuado como Jovem Aprendiz anteriormente;
Mostrar vontade de se desenvolver e crescer profissionalmente.

Inscrição Jovem Aprendiz Lojas Americanas

Há duas maneiras de realizar as inscrições jovem aprendiz 2023 e as duas serão ensinadas aqui nessa página. No conteúdo a seguir, mostraremos o passo a passo para as duas alternativas. Confira!

A primeira é através das Loja física veja:

Passo 1: Prepare um currículo reunindo todas as suas informações essenciais, como dados, endereço, nome completo, idade, escolaridade e experiências. Não invente competências que não possui, pois eles poderão pedir comprovação e você pode se dar mal no processo seletivo.

Passo 2: Com o currículo em mãos, vá até a Loja Americanas mais próxima de sua residência e entregue o documento para o gerente, informando o desejo de ser um jovem aprendiz na empresa.

Passo 3: Agora é só esperar ser chamado caso o seu currículo for selecionado para o RH. Para aumentar suas chances, entregue vários currículos pelas unidades mais próximas de sua residência.

A outra é por meio do envio de currículo através da plataforma Vagas.com.br, entenda como funciona abaixo:

Passo 1: Abra uma nova aba em seu navegador e acesse o endereço eletrônico a seguir: www.site.vagas.com.br e espere a página carregar.

Passo 2: Agora, desça a página até encontrar as opções “Deixe o seu currículo com a gente” e “Conheça nossas vagas”. Clique na primeira para cadastrar o seu currículo no banco de dados da empresa.

Passo 3: Em “Conheça nossas vagas”, o interessado poderá visualizar todas as vagas de empregos publicados pelas Lojas Americanas. Entre elas, há várias oportunidades para aprendizes.

Passo 4:Escolha a vaga deseja e leia os detalhes. Caso tenha interesse, clique em “Candidatar” para enviar o currículo para essa oportunidade em específico.

Espere até ser contatado pela empresa com informações sobre a entrevista e o processo seletivo.

Se tornar um Jovem aprendiz Lojas Americanas é uma oportunidade única na vida do adolescente. Para quem está em busca de ter o dinheiro próprio, independência financeira e mais qualidade de vida, essa é a chance. Boa sorte!

Leia também: IR é um dos tributos mais importante para os cidadãos!

Read More
dia a dia 

IR é um dos tributos mais importante para os cidadãos

O IR é conhecido como um dos tributos mais importante para os cidadãos que se enquadram nos requisitos. É muito imprescindível que toda a população saiba qual o valor para declarar Imposto de Renda e não ter problemas com a Receita Federal. Para conferir o valor para declarar Imposto de Renda e as regras, acompanhe!

Cronograma do Imposto de Renda

O cronograma do Imposto de Renda 2023 é feito baseado na renda anual do trabalhador. Quem precisa declarar o IRPF e IRPJ deve citar no programa todos os bens que possui adquiridos no ano anterior. É importante que o cidadão saiba do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda.

O dia 28 de Abril desse ano (essa data pode ser alterada, ou postergada), é o dia em que irá vencer o prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda. Por isso é muito importante que o trabalhador vá o quanto antes praticar esse exercício.

Caso o mesmo ultrapasse a data de entrega a Receita Federal irá aplicar a multa. Não perca o prazo e evite levar essa advertência.

Qual o valor para declarar Imposto de Renda?

Quem precisa declarar o IRPF saber o valor é algo que muitas pessoas tem confundido, outras não fazem ideia, por isso trouxemos essa tão importante informação para você.

É interessante o contribuinte saber nem que todos os trabalhadores precisam ter esse trabalho. valor para declarar Imposto de Renda é quando o rendimento anual está acima de R$ 28.559,70.

A pessoa jurídica que tem o rendimento anual abaixo dessa valor, está isento e não precisa declarar o Imposto de Renda.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

Existem muitas pessoas confusas sobre como funciona esse processo e valor para declarar Imposto de Renda.

Agora você já sabe o valor para declarar Imposto de Renda. Fique atento as informações e se você está dentro de algum item não perca tempo e faça sua declaração.

Tabela do IRPF 

Para você declarar o IRPF, é necessário conferir a tabela com as alíquotas atuais e as faixas salariais.

Confira:

Alíquota de IR Tabela atual Tabela corrigida
Isento Até R$ 1.903,98 Até R$ 3.556,56
7,5% De R$ 1.903,99 até R$ 2.826,66 De R$ 3.556,57 até R$ 5.280,09
15,0% De R$ 2.826,67 até R$ 3.751,05 De R$ 5.280,10 até R$ 7.073,23
22,5% De R$ 3.751,06 até 4.664,68 De R$ 7.073,24 até R$ 8.837,92
27,5% Acima de R$ 4.664,68 Acima de R$ 8.837,92
Read More

Como estudar para ter um bom desempenho no Encceja

Quem vai fazer as provas do Encceja e não sabe muito bem como estudar encontra no simulado Encceja uma ótima alternativa. Fazer o simulado Encceja 2023 permite que você estude todas as matérias necessárias para a realização da prova oficial!

Simulado Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou Encceja foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de emitir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio a todos que não conseguiram se formar no tempo regular de ensino.

O ENEM não emite mais o certificado de conclusão do Ensino Médio, então, todos que precisam dessa certificação terão que fazer tão sonhada prova do Encceja 2023.

As questões do Encceja são muito semelhantes às questões aplicadas nas provas do ENEM. Os candidatos não precisam ter medo de fazer essas provas, pois todo o conteúdo já foi visto em sala de aula.

Quem pode fazer o simulado Encceja?

O simulado Encceja para este ano encontra-se disponível na internet para qualquer pessoa que queira fazer, mas ele terá serventia de verdade apenas para os candidatos que vão fazer as provas oficiais.

Essas provas do simulado funcionam como um preparo para as provas oficiais.

Para fazer essas provas oficiais, os candidatos então precisam atender os requisitos obrigatórios. Conheça quais são eles:

  • Candidatos que queiram a certificação no Ensino Fundamental devem ter no mínimo 15 anos completos até a data da realização no exame;
  • Candidatos que queiram a certificação no Ensino Médio devem ter no mínimo 18 anos completos até a data da realização do exame;
  • Possuir RG e CPF devidamente emitido pela Receita Federal.

Veja ainda o passo a passo de Como fazer a inscrição SISU?

Provas Ensino Fundamental

Os candidatos que tenham interesse em fazer o simulado Encceja para o Ensino Fundamental encontrarão nas questões todo o conteúdo referente a esse período. Conheça as matérias utilizadas para essas questões:

  • Ciências Naturais;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física.

Provas Ensino Médio

Assim como as provas referentes ao Ensino Fundamental, as provas do Ensino Médio também contêm todas as matérias referentes a esse período de ensino.

Confira quais são:

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Questões online do simulado Encceja

A internet é uma grande aliada dos estudantes. Através dela é possível encontrar algumas opções de sites que oferecem o simulado da prova, juntamente com o material de estudos do Encceja.

As questões aplicadas nesses simulados são bem semelhantes às questões oficiais. Abaixo, você pode conferir dois sites que oferecem simulados para estudo. Veja:

Eu no Encceja

Nesse site é possível fazer os simulados pagando uma mensalidade de R$ 60,00. Esse valor te dá o direito de utilizar o site por até 60 dias.

Blog do ENEM

Os estudantes poderão fazer todos os simulados de maneira gratuita e ainda obter o gabarito imediatamente após fazer as provas.

Read More
Educação 

Como fazer a inscrição SISU?

Muitos estudantes não sabem o que é o SISU 2022, e por isso acabam deixando grandes oportunidades passarem. Também é importante lembrar que saber o que é o SISU 2022, auxilia no entendimento sobre o processo de seleção e distribuição de vagas disponíveis.

O que é o SISU 2022?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC). Portanto, é um programa do governo federal. E funciona como um sistema seletivo aos candidatos que realizaram o ENEM.

Todos aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e desejam uma vaga nas universidades públicas devem participar do SISU 2022.

Já que este é um dos principais programas do governo federal que oferece bolsas de estudos em instituições gratuitas.

A seleção acontece todos os anos, sempre no início de cada semestre. E permite que os candidatos escolhem até duas opções de cursos e instituições, por ordem de preferência.

Os selecionados deverão comparecer até a instituição escolhida para a realização da matrícula.

Todos os processos anteriores são feitos de forma online, desde a inscrição até a consulta de resultados. Por isso a importância de ter um bom acesso a internet.

Notas de corte SISU 2022

Por meio das notas de corte SISU 2022 que os candidatos são selecionados. Elas estão totalmente ligadas ao o que é o SISU 2022, já que funcionam como um filtro para definir quem serão os convocados.

A nota de corte é determinada com base no número de vagas do curso para a instituição escolhida, e o número de inscritos nesse curso. Automaticamente quanto mais inscritos, a disputa é mais acirrada e a nota de corte aumenta.

O corte representa uma pontuação mínima a ser conquistada para estar entre os possíveis aprovados. Cursos mais disputados como medicina, possuem notas de corte altas de aproximadamente 800-900 pontos, dependendo da universidade.

No momento da inscrição o candidato indica se pretende disputar as vagas em ampla concorrência ou política de cotas. O sistema de cotas prioriza em até 50% a distribuição de vagas para: estudantes da rede pública, negros, pardos e índios.

Tornando a disputa por ampla concorrência ainda mais acirrada, e as notas de corte maiores. Quem não for convocado na primeira chamada pode se inscrever na lista de espera e aguardar a seleção nas vagas remanescentes.

Calendário SISU 2022

Todos os períodos das etapas do SISU precisam ser seguidos corretamente. Para se organizar, o MEC divulga o calendário SISU 2022 com antecedência.

O cronograma pode ser consultado na Página do participante Sisu e indica as etapas:

  • 22/01 a 25/01: período de inscrição;
  • 28/01: resultado da chamada regular;
  • 28/01 a 04/02: período de inscrição na lista de espera;
  • 30/01 a 04/02: matrícula dos convocados na primeira chamada;
  • 07/02: convocação dos candidatos selecionados na lista de espera.

É importante ressaltar que apenas a matrícula não é feita de forma virtual, mas presencialmente na instituição. E para a convocação dos aprovados na lista de espera a própria universidade cuidará da divulgação dos nomes selecionados.

Inscrição SISU 2022

A inscrição SISU 2022 é totalmente gratuita, e exige apenas que o candidato insira o login e senha que foram criados durante o cadastro para o ENEM.

Como foi dito anteriormente, será necessário escolher duas opções de cursos. Acompanhe o passo a passo:

  • Entre no site do SISU e escolha a opção que indica ‘Fazer inscrição’;
  • Insira o login e senha;
  • E preencha as informações seguintes com base nas suas opções de curso e instituição.
Read More
veículos 

Tabela de Pagamento de Impostos Automotivos MG

O pagamento IPVA 2022 MG começa no dia 21 de janeiro 2022, segundo o cronograma mostrado pelo Governo de Minas Gerais, justamente por isso os contribuintes devem ficar de olho na data para não perder o prazo de vencimento. As datas são algo muito importante no IPVA 2022 MG, pois evita atrasos e incidência de juros.

IPVA 2022 MG

Na tabela no IPVA 2022 MG tem as datas certas de pagamento conforme o final da placa do veículo. Incluem nesse imposto todos os carros, motocicletas, ônibus e caminhões que não sejam isentos.

TABELA DO IPVA 2022 MG

A tabela do IPVA 2022 MG já está disponível. Veja a tabela logo abaixo e consulte as informações.

O IPVA é estabelecido de acordo com a tabela Fipe. O valor corresponde a 3,5% do valor de venda do seu veículo.

Vela também lembrar que quem optar pelo pagamento parcelado, a primeira parcela vence conforme a tabela acima e a segunda e a terceira, nos dois meses posteriores.

EMISSÃO DA GUIA IPVA 2022 MG

O imposto anual é obrigatório, considerado um dos mais caros por que junto com ele o contribuinte também efetua o pagamento do seguro DPVAT MG, logo, o valor fica alto.

Mas hoje existem formas de pagamento que facilitam a vida do contribuinte. Essas são as formas de pagamento:

  • cota única ou a vista: com desconto de 3%;
  • parcelado em até 3 x e sem incidência de desconto.

Essas são as formas disponíveis, escolha qual a melhor maneira de você pagar. Abaixo você confere como fazer a emissão da guia pela internet para não precisar ir até o atendimento presencial.

Agora veja como emitir a guia do IPVA 2022 MG e obtenha a sua:

  • Site Fazenda Minas Gerais: www.fazenda.mg.gov.br
  • Informe o número do RENAVAM, Data do Pagamento, e a Imagem de Controle;
  • Dados preenchidos clique no botão Consultar.

Opte por emitir pela internet por que você economiza muito mais tempo. O guia referente ao exercício de 2022 em breve estará disponível para que você possa emitir, e tenha atenção quanto ao prazo de vencimento para que você não pague juros.

CONTATO DO DETRAN MINAS GERAIS

Faça seu contato com a unidade, seja por meio telefônico ou presencial. Tire suas dúvidas e caso não tenha dado certo a emissão da guia pela internet não deixe de emitir diretamente na unidade de atendimento.

O atendimento do Detran Minas Gerais funciona de segunda a sexta, das 08h às 18h. Procure resolver as pendências e não deixe para última hora.

Read More